fbpx

 

Ortodontia

 

 

Aparelho auto-ligado

 

Os avanços tecnológicos tem sido um benefício de todos no nosso dia-a-dia. Produtos tão diversos como fornos de microondas, aparelhos de CD e clubes de golfe de titânio são agora comuns em residências em todo o mundo. Essas inovações têm melhorado a nossa vida e nos ajudado a concluir as tarefas com maior eficiência. A indústria ortodôntica também se beneficiou de novos materiais de alta tecnologia que oferecem maior conforto, conveniência e desempenho.

Um desses materiais é o arco chamado Copper NiTi. Embora algumas pessoas hoje questionem os benefícios da exploração espacial ao público, a ortodontia tem se beneficiado diretamente com o seu trabalho com os fios usados para tratar pacientes. Ligas de níquel titânio usado originalmente pela NASA para implantar satélites no espaço há algum tempo foi utilizado na fase inicial do tratamento ortodôntico.

Recentemente foi adicionado cobre a liga de níquel titânio criando um arco de nova geração, que está anos luz à frente dos fios usados no passado. Copper NiTi é o que é conhecido como um fio de memória de forma. Quando você sente este fio fora da boca é muito macio e facilmente dobrado, porém, quando aquecido o fio retornará a sua forma original e, gradualmente, tornar-se mais dura. É como mudar de gelo para a água quando é aquecido. Isso ajuda com o seu tratamento ortodôntico, pois você pode alterar a força do fio em sua boca.

Você pode sentir algum desconforto leve durante os primeiros dias de tratamento. Esta é uma reação normal que a experiência todos os pacientes. Para ajudar a ajustar a seu novo aparelho você pode usar bebidas frias para relaxar o fio. Uma vez que os dentes começam sua jornada para um sorriso perfeito, diminui o nível de desconforto e você não vai precisar diminuir a temperatura do fio. Você pode realmente acelerar um pouco a usar bebidas quentes e notará o fio apertando e ficando mais forte em sua boca.

Copper NiTi também é especial porque ele não precisa ser ajustado ou mudado tantas vezes, que nos permite aumentar o tempo entre as consultas. Provavelmente vamos deixar o mesmo fio em sua boca por dois a três meses para lhe permitir mover-se gradualmente os dentes à sua nova posição. Assim como novos aparelhos que são mais eficientes em casa, este fio é mais eficiente em sua boca. Isso significa menos tempo longe da escola ou do escritório. Comodidade, conforto e desempenho … poderes de Cooper NiTi : sua viagem para um sorriso perfeito.

 

 

BRAQUETES

 

Os braquetes autoligados têm sido apresentados como um diferencial para o ortodontista clínico que procura se desdobrar na tentativa de oferecer um tratamento de excelência no menor tempo possível e com número mínimo de consultas. Com um design mais estético, significativamente menor, apresenta uma redução no acúmulo de alimentos principalmente devido a ausência da ligadura elástica e menos agressivo a mucosa bucal por não necessitar de amarrilhos metalicos, este sistema representa um conforto a mais para o paciente.

A justifcativa principal desses novos sistemas é que o seu desenho permite um rápido nivelamento, devido ao fato dos dentes deslizarem por um caminho de pouca, ou nenhuma, fricção (atrito) entre o braquete e os fios comparado com as tão famosas “borrachinhas” coloridas que chegam a segurar de 70 a 220% a mais os dentes prejudicando a movimentação, principalmente quando estas são colocadas de forma trançadas.

A primeira vantagem desta características, e que justifica a escolha de braquetes autoligados é a possibilidade de redução na intensidade de força aplicada para gerar movimentação, com isso mais previsível é o resultado e menor é a sensibilidade que o paciente sente após a ativação, ou seja, a mecânica se torna cada vez mais próxima do ideal biológico (movimentação dentária sem prejuízos ao periodonto de sustentação, ou seja menor reabsoção de raiz e osso). A segunda vantagem é a possibilidade de intervalo maior entre as consultas quando aliado ao uso de fios  ortodônticos de alta tecnologia como as ligas Copper NiTi e de níquel-titânio termoativadas, podendo chegar a um intervalo de até 10 semanas.

Para os que sentirem falta ou até mesmo preferirem colocar as ligaduras elásticas coloridas por enfeite, essa possibilidade existe sem que as mesmas tragam o inconveniente do atrito, pois a maioria dos aparelhos autoligados possuem espaço para adaptação das borrachinhas longe do contato com o fio.

 

 

Outros tratamentos