fbpx

 

 

 

DENTISTERIA

 

RESTAURAÇÕES EM RESINA
A resina é um material bastante versátil que, quando manipulada por mãos habilidosas e seguindo
protocolos científicos de utilização, produz restaurações estéticas excepcionais. Essas restaurações são feitas diretamente no consultório e sua execução é relativamente rápida.
As resinas são indicadas para recompor porções pequenas e médias de dentes que perderam
estrutura por cárie, fraturas ou para modicar o formato de dentes que apresentem deficiências
estéticas.
Resinas são fixadas às superfícies dentárias por meio de resinas fluidas ou adesivos. Esse sistema
além de promover a fixação do material é capaz de selar a dentina, a qual é naturalmente
permeável. A adesividade nos permite evitar desgastes dentários, antes necessários para a
retenção mecânica do material. A retenção ocorre por meio do sistema adesivo.
As resinas modernas possuem gama de cores e opacidades variadas permitindo a indicação
apropriada para cada paciente. Elas podem ser usadas para substituição de amálgama de prata.
Essa indicação é hoje plenamente possível devido ao desenvolvimento das propriedades
mecânicas, alcançado pelas mais renomadas empresas que fabricam estes materiais.

 

FACETAS ESTÉTICAS EM RESINA
As facetas de Resina permitem a modificação da forma e contorno dos dentes além de permitir a homogeneização de cor. Basicamente utilizamos as resinas restauradoras destinadas às restaurações de cáries ou fraturas, porém recobrimos toda a face externa do dente para recompor a beleza do sorriso de nossos pacientes. Para a obtenção dos melhores resultados utilizamos em uma mesma faceta vários tipos de resinas. Cada tipo de resina colabora com uma propriedade específica (resistência, brilho, opacidade, translucidez, cor) de modo que a somatória das características individuais de cada material leva a uma restauração imperceptível.
FACETAS LAMINADAS
O que é faceta (laminado de porcelana)?
0 laminado é uma restauração que envolve apenas  face vestibular (frontal) dos dentes. Esse tipo de restauração pode ser executada com resina composta (diretamente na boca do cliente), com resina elaborada laboratorialmente ou, ainda, com porcelana, que traz as vantagens estéticas e de estabilidade de cor, também executadas no laboratório, ou seja, fora da boca.
Em que situação é recomendada?
A faceta Iaminada geralmente é recomenda da por motivos estéticos, tais como dentes escurecidos ou  excessivamente restaurados na face frontal além disso, pode corrigir o aspecto anatômico de dentes malforrnados.
É uma novidade na Odontologia?
Sim. Ainda são poucos os dentistas que fazem esse tipo de trabalho.
SAIBA MAIS… FACETAS
Qual a vantagem desse tratamento?
A vantagem primordial consiste na preservação de estrutura dental sadia. Com essa técnica, desgastam-se menos os dentes.
Substitui a coroa de jaqueta?
Com certeza, nos casos onde é apenas necessário restaurar a face (vestibular) dos dentes, não estando as outras faces comprometidas por cáries ou restaurações, a ponto de justificar o desgaste para a colocação de jaqueta ou coroa metalocerâmica.
É resistente?
Os processos atuais e os materiais de confecção empregados hoje em dia, bem como a evolução dos métodos de colagem, tomaram as facetas laminadas um tratamento bastante conável.
Destaca-se facilmente?
Não, desde que se providencie boa colagem e boa silanização (processo que possibilita adesão da resina cimentante com a superfície interna da faceta de porcelana).
A cor se mantém?
Como as porcelanas têm boa estabilidade de cor, as facetas confeccionadas com esse material não sofrem alteração
Precisa de controles e manutenção periódicos?
Como qualquer tipo de restauração, as facetas laminadas exigem reavaliação constante contudo, a manutenção consiste apenas na higienização das superfícies dentais e, em especial, da junção dente-restauração.
Enquanto é feita, os dentes ficam desprotegidos?
Durante a fase de confecção da faceta laminada no laboratório, o dentista deve colar uma faceta de resina provisória com adesão limitada a uma pequena área, para facilitar a remoção na consulta final.
0 custo é alto?
0 custo é comparável ao de uma coroa metalocerâmica ou coroa totalmente cerâmica.
Qual a durabilidade?
A durabilidade está associada ao sucesso da colagem, tanto na superfície cerâmica quanto no dente, pois a porcelana, uma vez colada, torna-se extremamente resistente.