Como usar o fio dental
Abril 28, 2018
Amálgama: veneno na boca
Maio 21, 2018

A digestão começa pela boca

A digestão começa pela boca

 

Cada dente tem uma função específica na mastigação e a ausência de apenas um dente pode causar prejuízo ao processo digestivo. Enquanto os incisivos e os caninos servem para cortar e dilacerar o alimento, os pré-molares e os molares trituram e moem.

A pessoa que não mastiga direito engole pedaços maiores e mais difíceis de serem digeridos, sobrecarregando o estômago. Com o tempo, isso pode causar azia, refluxo, gastrite e outros problemas gastro-intestinais.

O enfraquecimento dos dentes devido a traumas (acidentes) ou à perda óssea são fatores que agravam este quadro e acometem principalmente os idosos.
Segundo o cirurgião-dentista e estomatologista, Jorge Scaff Júnior, “é comum o paciente tentar compensar a falta de um determinado grupo de dentes, forçando mais a mandíbula ou mastigando apenas de um lado, o que causa a chamada mordida torta.

As conseqüências são dores de cabeça, dores musculares na região do pescoço e desgaste dos dentes”. Em muitos casos, a melhor solução é optar pelo uso de próteses dentárias. “Contudo, ela tem que ser de boa qualidade e bem ajustada à boca do paciente, do contrário pode comprometer a mastigação e agravar ainda mais o problema”, alerta Dr. Jorge.

A pessoa que não possui todos os dentes em boas condições acaba evitando certos alimentos essenciais à saúde, como carnes, verduras cruas e frutas, devido à dificuldade em mastigar. Isso limita a dieta aos alimentos moles ou pastosos como mingau, sopas ralas e legumes muito cozidos, causando deficiência de vitaminas e nutrientes.

É importante incluir no cardápio do dia-a-dia pratos com couve-flor, brócolis (que ajuda a prevenir o câncer de estômago), cenoura e beterraba, ricas em vitamina A. Entre as frutas, não podem faltar pêra e maçã, que facilitam a digestão, e manga, uma boa fonte de fibras.

Para os idosos ou aqueles indivíduos que perderam um ou mais dentes, o ideal é procurar o dentista que irá indicar a prótese mais adequada.

Função dos Dentes

Os dentes são divididos em quatro grupos distintos, cada um com sua tarefa específica. Veja quais são eles:
Incisivos: são os quatro dentes da frente, que dão início ao processo de mastigação e têm a função de cortar o alimento.
Caninos: quatro dentes localizados ao lado dos incisivos. São maiores e mais fortes dentes da boca e servem para dilacerar.
Pré-molares: formam quatro pares de dentes (oito no total), que se localizam logo após os caninos. Muito parecidos com os molares, o trabalho deles é triturar o alimento, deixando-o em porções menores.
Molares: são os últimos dentes da boca, distribuídos em quatro conjuntos de três dentes (12 no total). São responsáveis pela fase final da mastigação, moendo o alimento, antes da deglutição.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *